31 maio, 2009

Manif30maio2009




Não fui à manif por problemas de saúde. Depois de uma queda aparatosa, os médicos entenderam por bem que eu esquecesse a manifestação.
Fiquei frustrada em casa em frente à televisão, rodeada de gelo, ligada ao twitter e a enviar mensagens aos colegas.
Alguns ainda iam nos autocarros e já manifestavam o seu desânimo por serem menos do que na manif de Novembro. Telefonava para Lisboa e informavam-me: eles estão a chegar, o sindicato está optimista, não seremos 140 mil mas vamos aproximar os números à manif dos 100 mil.
A SIC noticias foi informando regularmente durante a tarde, e às 15 horas já não havia dúvidas. Havia autocarros que ainda não tinham entrado em Lisboa e por isso a manif iria atrasar-se uma hora.
Ao contrário das outras duas manifs, vi o Mário pela Televisão. Transmitiram quase 20 minutos do discurso em directo. Focou os pontos essenciais. As imagens da manif foram escassas, imagens aéreas foram nenhumas. Transmitiram a Ministra em Vila Do Conde na sua teimosia cega e surda como já é habitual e que já nos causa uma certa indiferença.
È interessante verificar que alguns comentários já se fazem como se a senhora já não pertencesse ao Ministério da Educação, utilizando os verbos no passado.... de facto esta é uma luta sui generis.
Mais tarde falou o Teodoro, antigo dirigente sindical. Foi breve mas disse quase tudo.
O Sr Engenheiro discursava na campanha eleitoral, um pouco descontrolado, pois vê os votitos a fugir e sem qualquer controlo sobre a nossa classe profissional.
Nós mostramos mais uma vez a nossa dignidade profissional e aos poucos a opinião publica vai percebendo que a avaliação os profs é apenas uma pedra no caminho da destruição da escola publica.

1 comentário:

Pena disse...

Realmente, amiga, a manifestação foi um completo sucesso.
Hoje, queria deixar-te um "recadinho" sem muita importância.
Os meus imprescindíveis “Anjos-da-Guarda - Amigos(as)” são muitos. No entanto, sinto só poucos, alguns, por serem muitos.
Tu, és um deles.
Orientam-me. Catapultam-me aos sonhos em que sonho. São sonhos fantásticos. Admiráveis.
Como são seres notáveis. Presentes. Autênticos. Verdadeiros. Sinceros.
Quando "choro" a vida. Quando sorrio de felicidade incontida com o existir de mim. Preservam o meu carácter como um "escudo" protector. Um "escudo" humano valioso. Uma defesa afável. Quando eu, não sou eu.
São-me preciosos(as). Já não conseguiria deixar de senti-los. Deixar de Pensá-los. Abdicar deles.
O seu valor é imenso para mim. No agir. Na cabeça, quando penso. Na minha forma de “Estar”, quando “Estou”. Na minha maneira de “Ser” quando “Sou”. Na minha forma de “Sentir-me” quando “me “Sinto”.
OBRIGADO, pela tua fantástica amizade e compreensão, se há vezes nem eu me entendo...
Satisfeito com o evolir da situação...
Um Bem-Haja gigante.
Beijinhos amigos de imenso respeito, estima e consideração.
Sempre a admirar-te e a admirar os meus e teus colegas encantadores...sem igual...

pena (Um Professor Ignorado)