06 setembro, 2008

O meu aluno X

Arte: Concurso de pintura e escultura para invisuais
Porto, 05 Set (Lusa) - A Associação de Cegos de Portugal (ACAPO) e a empresa Grupótico lançaram hoje o "Mostra Olhares" um concurso de pintura e escultura para invisuais que pretende mostrar o olhar de "quem não vê com os olhos mas com o coração".

A iniciativa, que decorre no Ano da Diversidade Cultural, surge como consequência do trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal "na integração e reconhecimento das pessoas com deficiência na sociedade", salientou Luís Almeida, responsável da ACAPO.
A partir de hoje qualquer cidadão invisual pode participar no "Mostra Olhares", nas categorias de pintura e escultura (júnior e adulto), não havendo qualquer tipo de exigência mínima.
O concurso "é um estímulo a que os invisuais descubram que até podem ter talentos que desconhecem", frisou Luís Almeida.
"Será possível, com o evoluir do tempo, ter pintores e escultores com deficiências visuais", sustentou o responsável da ACAPO.
Hélder Oliveira, administrador da empresa sublinhou que a principal intenção da iniciativa "é não só captar os [invisuais] que já desenvolvem este tipo de actividade, mas fazer com que os outros também experimentem".
Os trabalhos vão ser expostos numa mostra itinerante em várias lojas da Grupótico.
Os prémios, três por categoria, são de "índole informática para que os invisuais também possam aceder a esse tipo de equipamento", disse Hélder Oliveira.
A 03 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os trabalhos serão leiloados e o valor conseguido será revertido em equipamento para a ACAPO.
Os trabalhos devem ser entregues até 10 de Outubro, na loja da empresa na Boavista, Porto.
Extraconcurso serão admitidas obras fotográficas que serão exibidas na mostra oficial a partir de Outubro.
LYL.
Lusa/Fim.


















O meu contacto com invisuais é muito reduzido e deixa-me sempre perplexa.
Aterroriza-me um mundo vivido na escuridão. Não são os problemas de mobilidade, de socialização, de integração na sociedade que me ensombram. Penso que tudo isso constituem desafios com possíveis respostas mais ou menos mecanizadas ou até humanizadas.
Amedronta-me a ausência de referências visuais, a ausência da forma, da cor do contraste que só o sentido da visão nos consegue fornecer com qualidade. Eu que vivo essencialmente o mundo visual, estético e criativo, a viagem para uma escuridão permanente é algo com que tenho muita dificuldade em lidar.
Já tive um aluno invisual, com cegueira total, a quem eu dava aulas de educação visual, e ele desenhava sem problema algum.

O aluno X transpunha para o papel os esquemas mecânicos existentes no corpo humano. Desenhava as proporções correctas, os pontos de articulação que permitem o movimento da figura humana muito melhor e mais rápido do que os colegas, eu diria até de uma forma espontânea, sem ser necessário grande reparo da minha parte, mas em tudo havia a ausência da forma.
A estrutura estava lá, a forma não.

No corpo humano, o meu aluno X não desenhava as formas musculares, como se todos nós sobrevivêssemos apenas com um esqueleto. Nunca consegui obter resultados satisfatórios nesse exercício formal.

Entristeci repetidas vezes, por não conseguir obter o sucesso que pretendia, mas o meu aluno não! Animava-me! Era um grande optimista!
Para ele era mais importante a minha explicação, do que a sua realização gráfica. Para ele não tinha qualquer importância o facto de conseguir ou não, desenhar o que eu lhe explicava, era completamente insensível a isso. Ele gostava de saber o funcionamento anatómico, para que servia e como podia usufruir do corpo que eu tentava que desenhasse, e era isso que eu lhe explicava, a relação da forma com função. Ainda tive que recorrer aos livros de anatomia.

O aluno X era craque no registo das texturas, e na recriação das mesmas. Os padrões em duas dimensões eram outro vazio…. a cor, suas tonalidades e interacção das mesmas constiuia o inexplicável que eu tentava traduzir por palavras, fazendo sempre crescer em mim um sentimento de frustração.
Conversámos mais do que trabalhámos. Ele era um grande criativo e eu admirava-me imenso com as soluções que ele imaginava para o mundo.
Ele apreciava muito as descrições que eu lhe fazia do mundo real. Dizia que gostava de ver o mundo utilizando os meus olhos. Detectava-me pelo meu perfume que eu fazia questão de utilizar diariamente, sempre igual para não lhe baralhar os sentidos.

Apresentei-lhe Picasso, Dali, Miró, Van Gogh, Leonardo da Vinci e o grande maluco do Andy Warold (como ele lhe chamava), e outros. Ele gostava imenso de saber como apareceram estes pintores e o que eles tinham feito de novo para surpreender as pessoas suas contemporâneas. Delirou com os diversos truques de Leonardo... "grande sabidolas!!!!".
Ele contava-me do seu mundo e do seu imaginário.
Ouvi mais do que aquilo que lhe consegui ensinar. Eu aprendi mais, concerteza dessa outra dimensão invisual, e desenhei o aluno X no meu coração, com cores de outras galaxias que tem a qualidade de ser intemporais.
.....
Um dia arranjei um marceneiro para reparar as minhas cadeiras de palhinha e reparei que era invisual.
Não queria acreditar, mas não houve qualquer problema.
Penso que o problema sou exactamente eu.
Humildemente me curvo por respeito a todos os invisuais que fazem um esforço para não nos sentirmos mal por eles viverem num mundo paralelo, que para nós faz pouco sentido.
Beijo para o meu aluno X.


2 comentários:

Pena disse...

Genial e incrível de Talento Anabela:
"...A partir de hoje qualquer cidadão invisual pode participar no "Mostra Olhares", nas categorias de pintura e escultura (júnior e adulto), não havendo qualquer tipo de exigência mínima.
O concurso "é um estímulo a que os invisuais descubram que até podem ter talentos que desconhecem", frisou Luís Almeida.
"Será possível, com o evoluir do tempo, ter pintores e escultores com deficiências visuais", sustentou o responsável da ACAPO.
Hélder Oliveira, administrador da empresa sublinhou que a principal intenção da iniciativa "é não só captar os [invisuais] que já desenvolvem este tipo de actividade, mas fazer com que os outros também experimentem"..."

Olha, acho um estímulo fantástico para engrandecer a auto-estima de dignidade imensa dos invisuais.
Subiste ao topo da minha já sensível e actual admiração e encanto.
Para ti, Parabéns. Pela atitude que considero sublime. Linda.
Felicidades para o ano lectivo que começa.
Sempre a ter-te na maior estima, consideração e respeito

pena

Felicidades, sempre!

Anónimo disse...

Deves ter tido uma experiência muito interessante, quem ficou a ganhar, tu, ou o aluno? O aluno certamente, mas tu de certeza que aproveitaste para aprender também.