24 setembro, 2008

Hotel cápsula - Tóquio






Hotel da cápsulaO conceito de hotel cápsula aparece dos anos setenta, em consequência do crescimento da população urbana, nas grandes cidades do Japão. Os principais clientes dos hotéis cápsula são os trabalhadores de escritório que trabalham nos centros urbanos e que não têm tempo para ir a casa descansar, quer ao fim do dia, quer à hora do almoço, ou até porque perderam o ultimo transporte público para casa.
Este hotel é um habitáculo de dimensões mínimas 0,90X1,80X1,00m, que se assemelha a uma cápsula ou a uma caixa que tem praticamente a medida do colchão, pouco mais. Estas cápsulas normalmente têm um corredor comum de acesso a várias unidades que podem até sobrepor-se, pois a sua altura é também reduzida.
A imagem do corredor de acesso às cápsulas tem algumas semelhanças ao corredor da morgue, ou ao corredor de acesso aos gavetões dos cemitérios.
Claro que a tecnologia está ao lado dos Japoneses, permitindo-lhes dar algum conforto aos seus utilizadores que podem usufruir de sistema de aquecimento/arrefecimento, tv, som, computador…. O ar de gavetão tem sido amenizado ao longo dos anos, com superfícies transparentes quebrando bastante a característica claustrofóbica dos primeiros hotéis.
Devido à sua rentabilização do espaço, conseguem oferecer preços competitivos com os hotéis de mais baixa categoria. Há hotéis que só admitem homens. Outros há já com um mini wc incorporado, que foram projectados a pensar exactamente nos workaholics
É aqui onde os workaholics podem dormir uma soneca depois do almoço.
Actualmente os turistas que visitam o Japão não abdicam de uma noite dormida nesse mini alojamento.

Esta já é um luxo!!!!!!!!!!!

1 comentário:

Peter Pan disse...

Linda Amiga:
Perfeito para mim. Vinha mesmo a calhar.
"..Hotel da cápsulaO conceito de hotel cápsula aparece dos anos setenta, em consequência do crescimento da população urbana, nas grandes cidades do Japão. Os principais clientes dos hotéis cápsula são os trabalhadores de escritório que trabalham nos centros urbanos e que não têm tempo para ir a casa descansar, quer ao fim do dia, quer à hora do almoço, ou até porque perderam o ultimo transporte público para casa..."

Imensamente criativos os japoneses.
A semelhança com a morgue?
Não me parece, nem me preocupa.
A funerais?
Só vou ao meu!
Beijinhos de amizade, estima e imenso respeito.
Admirável de oportunidade fantástica.

p.pan