05 maio, 2024

DIA DA MÃE


 DIA DA MÃE

O primeiro contacto com esta minha melhor criação, não é através da visão, pois eu recupero de uma anestesia geral, foi algo muito mais profundo e inesquecível: o tacto. Ao tocar o meu rosto no seu rosto, pele na pele, como eu tanto aprecio, a nova vida presenteia-me a melhor sensação do mundo - a temperatura igual à minha e a textura macia da sua pele parece nuvem de cetim, aconchegada junto ao meu peito e ao meu pescoço - 4 kg e 60 gramas. 

              Como é bom o compromisso com uma nova vida e para sempre!

              A minha responsabilidade perante a vida, amplia-se descomunalmente. Ter um filho renova-me, enriquece-me, responsabiliza-me e torna-me capaz do maior acto de altruísmo que existe, que é conseguir dar vida e dar a vida por alguém: o meu filho. A sensação do incondicional só adquire o verdadeiro significado quando se é mãe, a suprema responsabilidade de proteger, de orientar, de educar, de mimar, de transmitir valores, absorve toda a minha atenção e interesse, e para sempre. Quero muito estar à altura deste desafio. Ele chega sem manual de instruções, o que me torna insegura, nunca sabendo se faço o melhor. Cresço com ele, admirando-o, respeitando-o, velando sempre por ele, nos bons e nos maus momentos – uma parceria indestrutível, que nunca terminará.

              Ao amor associa-se o medo de o perder, o receio de não desempenhar bem o papel mais importante da minha vida, a preocupação constante em não errar, a insegurança e o gigante instinto de protecção. Noites mal dormidas, o sobressalto constante, o fingir serenidade quando há um acidente ou quando está doente, são uma constante. Compro livros sobre a saúde infantil, memorizo sintomas e doenças para estar sempre alerta e saber quando recorrer ao médico. Desenvolvo competências que desconhecia. Tomo consciência que vivo no fio da navalha, que tudo pode ser determinante. Entre a vida e a morte a distância pode ser curta, bastando a distração de um segundo. 


"De cereja em cereja beijo o Verão" - Anabela Quelhas

Sem comentários: