27 outubro, 2015

Pretexto para estar

Pretexto para estar

            As aulas começaram, chegou o Outono, baixa a temperatura, passamos mais tempo em casa e lembrem-se que as crianças gostam de ouvir ler.
            Os papás, hoje, podem faze-lo com livros em papel ou em formato digital, mas apresento já uma vantagem do papel: pode cair ao chão e não parte, e por isso é mais prático para ser utilizado nos momentos de ler histórias aos mais pequenos, antes de dormir, ao serão, no fim-de-semana ou enquanto se espera por alguma coisa. 
            Porque é importante ler histórias às crianças?
            Ao ouvir histórias, as crianças aproximam-se de outras realidades ou de fantasias, que alimentarão o seu imaginário. As crianças gostam de conhecer a vida de outras pessoas, para perceberem melhor a sua própria existência e os seus afectos… porquê as pessoas se amam ou se odeiam? porquê riem e porquê choram? para perceberem melhor os caminhos da vida, distinguindo o bem, do mal… para conviver melhor com os seus medos e receios e confirmarem que o bem, deve sempre vencer. A leitura reorganiza e reforça os seus frágeis valores que estão em contínua formação. Isto passa-se com as crianças, mas se reflectirmos bem, acontece connosco também.
            Nunca teremos tempo para viver todas as experiências que o mundo oferece, mas a leitura dá-nos a possibilidade de viver mais, em menos tempo.
            Como lidar com a nossa solidão interior e com os contratempos e contrariedades, resultantes desta vida louca de todos os dias, se não tivermos o escape de ler, que nos devolve equilíbrio e bem-estar interior? 
            Os livros das crianças, permitem-lhes explorar em simultâneo as ilustrações que reforçam a história escrita e abrem janelas para mundos que elas não conhecem, despertando a capacidade de ver, de observar, de analisar, e até de avaliar, articulando texto e imagem, interiorizando, misturando e arrumando tudo dentro delas, para utilizar mais tarde.
            A leitura para as crianças envolve algo mais – os afectos e a proximidade de quem elas gostam mais. Algumas ainda não sabem ler, outras leem mal, outras leem bem, mas todas adoram que alguém lhes leia contando uma história. Porque ouvir ler é bom. Para os pequeninos, ler é aconchegante, é uma almofada de sonho, de aventuras vividas em local seguro e sem nada a temer, pois estão acompanhadas por quem mais confiam.       
            Papás, larguem a telenovela e o futebol e aproveitem para criar um momento mágico na vossa família, lendo uma história ao seu filho e depois conversar sobre a mesma. Não leiam por obrigação, leiam por prazer. Fazer isso é tratar os afectos e promove-los com luvas de seda e de cetim, como eles merecem.
            Ele irá adorar.
            Arranjem um sítio confortável e encurtem distâncias. Para além da história, mostrem a capa, as imagens, criem tonalidades de voz diferentes adaptadas às personagens, deixem a criança questionar, folhear, apontar com o dedo… Se a criança já sabe ler, dividam a leitura, fazendo duetos. Numa 2ª ou 3ª leitura, imaginem finais diferentes. Coloquem sempre que possível uma pitada de humor em tudo, para que resulte um momento de boa disposição susceptivel de despertar a vontade de repetir outras vezes.
            Os pais passam cada vez menos tempo com os filhos, e não é a prenda oferecida num momento qualquer e sem motivo, o tablet, o computador ou as férias, que compensam essa ausência diária, mas sim estes momentos, em que a leitura funciona também como pretexto para estar.

            Experimente, inverter papéis, ser o seu filho a ler para si. Sentir-se-á a regressar ao passado, deixando fluir memórias doces e ternas, esquecidas lá muito longe. 
Publicado no NVR em 20/10/2015

Sem comentários: