16 junho, 2008

Armanda Passos, pintora







































Biografia

Armanda Passos (Peso da Régua, 1944). Vive e trabalha no Porto. Faz o curso de Artes Plásticas da ESBAP. Entre 1977/1979 é monitora de Tecnologia de Gravura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. É membro do grupo 'Série' Artistas Impressores. Expõe desde 1976. Está representada na Secretaria de Estado da Cultura do Porto; Centro de Arte Moderna; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante; entre outros.

Não sei se Armanda Passos desenha/pinta mulheres acompanhadas de passarocos, ou se pinta passarocos com a mulheres a acompanhar.
Normalmente a mulher gorda contraria os preconceitos estéticos sobe a mulher. Nem sempre se aprecia uma mulher gorda numa tela. Nos desenhos de armanda passos, aprende-se a gostar.
As suas figuras femininas desmedidas, possantes, com pés robustos que nascem da terra, são bizarras mas são belas, ternas e doces. Emanam a força do feminino, através de uma pujança frequentemente vigiada por um bicharoco, passaroco por vezes. Esta é a forma terna com que trato as representações de animais sempre presentes, pois estes também são desenhados de uma forma estilizada como o são as mulheres "armandinas" (classificação minha também).

Tenho sempre curiosidade em conhecer as suas novas mulheres. A produção de Armanda Passos é regular, penso que é uma mulher construtora, que não pára. As suas mulheres são todas da mesma família, tem todas o mesmo padrão genético, mas são todas diferentes e inconfundíveis. Gosto de todas.

3 comentários:

Jobove - Reus disse...

de vez em quanto gosto de parar-me um momento em teu blog a ver as novidades e sempre baixo gratamente surpreendido. uma fuerta abraçada de teu amigo de Reus Cataluña

Pena disse...

Amiga Anabela:
Armanda Passos, linda e admirável.
Monitora da Faculdade de Belas Artes do Porto que bem conheces.
Talentosa e genial. Tal como tu, amiga.
Uma profundidade artística exemplar.
Excelente!
Beijinhos amigos de estima e respeito.
Sempre a considerar-te pela ternura e beleza imensa dos Posts que concebes

pena

Nilson Barcelli disse...

Não conhecia a pintora mas gostei do que vi.
A tua apreciação parece-me acertada face às obras que publicaste, mas eu sou um analfabeto em pintura (até me pareceu pintura naif...).

Beijinhos

PS: um dia mandas-me a conta do teu psicanalista? Não concordo, proptesto... acho que a leitura dos meus poemas é que te pode curar... alguns até fazem milagres...