12 setembro, 1973

SALVADOR ALLENDE

A primeira vez na vida que cumpri um minuto de silêncio, foi por Salvador Allende, em 12 de Setembro de 73. Viajava de comboio, ainda não havia comboios alfa, a CP apenas dispunha de foguetes e rápidos. Era uma tarde quente de final de verão, e eu fazia a viagem Porto - Lisboa, de regresso a Luanda; permanecia em pé, no corredor junto à janela, a apanhar as lufadas de ar fresco, no meu rosto de adolescente. Apercebi-me que o comboio desacelerou, entrou numa marcha cada vez mais lenta, até que se imobilizou. Alguém que se deslocava rapidamente se cruzou comigo, e passou-me para a mão um panfleto, apelando para eu fazer um minuto de silêncio. Surpreendida, seguindo com o olhar aquela personagem que rapidamente desaparecia no final do corredor, senti a mão do meu pai, a puxar-me delicadamente para dentro da cabine e a correr a porta de vidro. Não foi preciso explicar nada a ninguém! Rapidamente escondi o panfleto e sentei-me. Momentos mais tarde, quando dois indivíduos vestindo totalmente de preto se acercaram da nossa cabine e espreitaram, todos nós fingimos dormir.

3 comentários:

Matemática - 5ºano disse...

Retrata uma época e uma experiência que te fez crescer. Um relato com muito pormenor

Anónimo disse...

Há momentos que nos marcam

Anónimo disse...

Certamente um momento que te marcou para a vida.