17 dezembro, 2017

NATURALIS

NATURALIS é uma mostra de pintura executada em suportes de vidro, sobre temas da natureza.
           A natureza andou sempre arredada do percurso artístico da autora e agora expressa-se excepcionalmente nesta exposição, como reflexo de uma acção investigativa sobre a utilização dos elementos naturais nas obras de arte e nas artes que se converteram em decorativas, por vezes muito próximas do saber popular.
Van Gogh, M. C. Escher assim como o movimento Arts & Crafts são inimitáveis, porém, neste caso, foram a alavanca para a descoberta da obra de outros artistas plásticos e para a reflexão que deu suporte a este acto de pintar quase clandestino, por ser divergente à formação da autora, transportando-a para outros saberes por vezes tão femininos e tão associados às românticas “fadas do lar”. Tapeçarias, rendas, bordados, arte gráfica de consumo doméstico, estampagem de tecidos e tatuagens foram alguns dos caminhos explorados nesta obra em tinta dourada sobre fundo negro, sóbria e delicada, como delicada é a natureza.
A técnica e a composição de cada Naturalis recusam o excesso, não admitindo erros nem insegurança na gestualidade do traço, implicando assim um grande rigor.  A economia da cor e a riqueza das texturas complementam-se na construção da simplicidade e delicadeza, num enquadramento estético proposto pela autora, convidando cada observador a dialogar serenamente com o seu mundo interior.







 



 


































13 comentários:

Anónimo disse...

OLÁ Ana
Espero estar presente para te saudar e ver as tuas obras. Beijinho
Aníbal

A. Martins disse...

Ana
Sucesso, desejo-te muito sucesso. Cumpriste o que prometeste há muitos anos atrás. Não perderei e certamente quero ficar com um original. Beijos muitos
A. Martins

José e Anastácia disse...

Vamas estar lá de certeza. Queremos muito ver essa exposição tantas vezes adiada, apesar que não é bem o que te caracteriza. Desta vez não Vamos a tua casa escolher....
Beijinhos Ama

Rita mais disse...

Parabéns Anabela
Desejo.te muito sucesso. Um xi.

Anónimo disse...

Professora, talvez vá visitar no domingo. Beijinhos
Sueli Vega

Ricardo C. disse...

Viva
Já vi o que partilhaste, são belas pinturas. Gosto muito do teu trabalho e se pudesse comprava tudo. Até mais tarde, espero passar por lá.
Ricardo C.

A. Cardoso disse...

Fui visitar e fiquei deslumbrada.
Cara amiga que belas e originais pinturas! Vou levar o Pedro e a Alice. Beijinhos

Maria Gouveia disse...

Ana fui ver a tua exposição. Vou ligar-te brevemente. Beijinhos

J.P.P. disse...

Quero felicitá-la pelo seu trabalho. Achei muito interessante a abordagem realizada e passarei a seguir o seu percurso artístico.

Anónimo disse...

Adorei, adorei, fui ver no fim de semana que me desloquei a Trás-os-Montes.
Seria interessante expor aqui em Lisboa.
Abraço
Rita Oliveira

Ricardo Caçador disse...

A pergunta curiosa. Foram????

Ricardo Caçador disse...

Gostei muito da tua cronica sobre o Natal, apesar de escrita a muitos milhares de kms de distancia. Um xi.

Anónimo disse...

Quando é a próxima?