07 fevereiro, 2009

Das 8,00 às 18,30



"O que é preciso é modificar os horários dos pais e não aumentar o tempo de permanência das crianças na escola. Se persistirmos neste modelo, estaremos a criar uma geração de adolescentes como a do Paranoid Park, do Gus Van Sant" afirma Daniel Sampaio.




"A escola não é feita para substituir a família", sustenta. Se persistirmos neste modelo, ou seja, na legitimação da ideia de que os pais não têm tempo para cuidar dos filhos, "estaremos a contribuir para que as crianças se transformem em adolescentes sem regras". Como os do filme de Gus Van Sant. "Não é um bom caminho", insiste, preconizando que os pais - "pelo menos um deles" - tem de poder chegar a casa mais cedo para estar com os filhos, "pelo menos até que estes tenham 15 anos".




Ora façam lá as contas:


Levantar as 6,45h


Fazer a higiene e chegar à escola - 8h


Saida da esocola - 18,30


Esperar o autocarro, trânsito, etc, chegada a casa - 20h


Jantar, se o jantar já estiver preparado -20,45h


Preparar a roupa, os materiais escolares para o dia seguinte - 21h


Escovar os dentes, vestir o pijama, deitar e adormecer - 21,15


Dormir das 21,15 às 6, 45, ou seja dormir 9 horas, o que é muito pouco para crianças até aos 10 anos de idade.... acho.


Mas afinal onde ficou o convivio com os pais e os irmãos? Serão os 45 m à volta da mesa entre sopas, açordas, cheiro a fritos e migalhas em cima da mesa?


É isto que os pais querem para os seus filhos?????


Não estará na hora de os pais se organizarem e lutarem por uma sociedade que reestruture os horários de trabalho dos adultos?????


Andamos aqui às voltas, às voltas apelando às escolas, domínios que não são da escola.


Estamos no mundo global, vejam como fazem os outros um pouco mais a norte, e não peçam coisas sem sentido!


Estou farta me chamem de mãe na sala de aula!


Filhos, só tenho um e tento passar com ele todo o tempo possivel, no mínimo 5 horas por dia. Foi para isso que o tive!


Tive que fazer opções para que isso fosse possivel.

Dizem-me que o convivio fica para o fima de semana!
Qual fim de semana?
No fim de semana, em que mães e pais trabalham no centro comercial ou no hipermercado?
Ou será no fim de semana em que os pais estão em casa, com um sentimento de culpa gigantesco, perfeitamente incapazes de dizer um não aos filhos, e onde o convivio se transforma num caldo de permissividade, onde vale tudo, porque coitadinhos, bem basta durante a semana que nunca estão com eles? Apresento-vos o carinho de fim de semana a transformar-se em deseducação.

2 comentários:

Pena disse...

Maravilhosa Amiga:
Um extraordinário texto sensato, sóbrio e muito lúcido sobre a vida que possuímos na família e na escola de encantar e deliciar. Referes um sentir de autenticidade e veracidade da vida de Docente/Pai/Mãe/Aluno.
Muito Bem, amiga gigante, deixas-me feliz com a tua pureza e beleza imensas de profunda agradabilidade que vai em ti e no que és.
Muito atenta ao que se passa na vida de todas as famílias e da existência de Pais/Mães docentes que, carinhosamente, "abraçaram" o mister de mestres e mestras neste sonho que é: Educar e Formar na amplitude de dádiva a eles e a elas: os lindos alunos(as)! Estes, tudo repercutem no seio escolar como podem e sabem.
És uma preciosa Educadora.
Um sentir lindo.
Adorei!
Um fabuloso texto em que as palavras ganham vida de forma terna, linda e repleta de bom senso numa pessoa doce e encantadora.
Parabéns por mais este sensível Texto.
Beijinhos de admiração que sempre te respeitará e te estimará

pena

OBRIGADO pela simpatia enorme e pronta que jorra de ti para comigo com amabilidade e amizade gigantes que fazem parte do meu existir e sentir. OBRIGADO sentido.
Bem-Hajas, amiguinha!
Sempre a ler-te com satisfação e agrado
O AMIGO SINCERO QUE TE ADMIRA IMENSO


pena

Pena disse...

Linda Amiga:
É penas um desabafo da interioridade que me "habita" que, por certeza, me perdoarás e me compreenderás.
Vou para o Porto. Que Deus me ajude...!

Tenho a minha meiguice. E, que representa e comporta seres humanos.
Que simbolizam uma enorme significação.
São gente.
Gente que possui a garra. A força. A atitude.
Os Seres que têm todo o meu respeito. Admiração. Vivem as suas vidas. São muito importantes.
Merecem tudo. O meu amor. A minha sincera solidariedade. A ternura. Do que sou. De quando existo. Nem sempre "existo". "Sou" apenas.
O vagabundo do meu “sentir”. Consegue traduzir-se nitidamente.
O que me ocorre. Pensar. Agir.
Por que és assim? Sim! Tu?
Não consigo discernir a razão.

Beijinhos
Excelente Domingo para ti e para os teus.
Com cordialidade imensa...

pena