22 dezembro, 2020

O solstício de Inverno


 O solstício de Inverno (no Hemisfério Norte) é a noite mais longa do ano, o momento em que os dias começam de novo a crescer, uma vitória simbólica do Sol contra a escuridão. Acontece entre 21 e 22 de Dezembro.

Quando a gelo e a escuridão pareciam não ter fim, os antigos pagãos, nossos ascendentes, recusavam-se a acreditar na morte do Sol. Em vez disso, juntavam-se para celebrar a luz e a natureza adormecida. Na noite mais longa do ano, quando a escuridão parecia não ter fim, homenageava-se a natureza e faziam-se oferendas aos deuses, pedindo para que o Inverno passasse depressa. Os seus abrigos eram decorados com ramos verdes, e faziam-se grandes fogueiras para afugentar a escuridão, à volta das quais era reunida a família, amigos e vizinhos. O fogo era sempre o elemento central, símbolo da luz e da própria vida.
Como não há festa sem comida, a ceia desta noite era melhorada com aquilo que a natureza dava. Bolinhos de abóbora, castanhas, maçâs, nozes, passas, pinhões, figos secos e… carne de javali ou veado.
Blessed Be (saudação pagã que significa sejam abençoados)

Sem comentários: