02 dezembro, 2020

CONTRIBUTO PARA A DESCONSTRUÇÃO DA INFORMAÇÃO.




 

            A sociedade é bombardeada diáriamente com falsa informação, com objectivos obscuros de influênciar opiniões/decisões, moldar o espírito crítico, motivar revolta, utilizando canais de divulgação rápidos que fazem perder a sua origem. Normalmente são utilizados argumentos demagógicos e que se dirigem às inseguranças, crenças e ambições de cada um, plantando de imediato o sentido de confiança. Dirigem-se também a quem não investiga profundamente e especialmente a quem possui reduzido espírito científico.

            Felizmente as novas tecnologias tanto divulgam a má como a boa informação. Existem diversos sites que nos ajudam a desconstruir a informação, a desvendar a sua veracidade e algumas vezes de forma divertida. Partilho convosco. Entrem aqui:

https://verdadeoumentira.dge.mec.pt/

            Este sítio pertence à Direcção Geral da Educação, de fácil acesso, e permite verificar a veracidade de imagens e informações/notícias falsas. Todo o processo toma a forma de um questionário que procura a sua resposta (verdade ou mentira) e depois de a avaliar, emite a verdadeira informação ou o esclarecimento sobre a afirmação verdadeira. De uma forma lúdica, o navegador oscila entre a verdade e a mentira, adiciona conhecimento e sobretudo amplia o espírito crítico sobre as situações.

            “Confie, desconfiando”, neste caso desconfiar é uma atitude sensata, salutar e inteligente. Com a problemática COVID, as notícias falsas propagam-se. Desconfiem daqueles que “acham” e criticam e não apontam soluções, desenvolvendo narrativas baseadas num médico americano que ninguém conhece, em estudos realizados na Suíça que carecem de autenticação por parte da Ordem dos Médicos ou do Ministério da Saúde  e que no final resultam em crítica política disfarçada. O “achista” faz avaliações e afirmações fáceis sobre temas que os cientistas levam anos e anos a pesquisar, baseadas apenas nas suas opinões tantas vezes levianas e incoerentes. Replicar o “achismo” é perigoso e ofensivo, porque  nos passa um atestado de irracionalidade, gera ondas cada vez maiores, que afogam as pessoas em ignorância e mentira. Lembrem-se que uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade. A verdade inquieta e a mentira conforta, é urgente saber  qual é o nosso lado. Para que uma noticia falsa vingue, é necessário que agrade ao receptor, que oiça aquilo que quer ouvir, que leia aquilo que quer ler. Conclusão “não há pior cego do que aquele que não quer ver”.

Publicado em NVR 2/12/20

Sem comentários: