quinta-feira, 26 de janeiro de
2023
DESENHO TÉCNICO - escola de
******
Hoje os alunos da professora
****** tiveram uma aula diferente.
No âmbito de um projeto ligado ao
meio ambiente, os alunos sentiram a necessidade de construir um galinheiro, e
convidaram a arquiteta Anabela Quelhas para lhes ensinar alguns truques do
desenho. Quando tem que se comunicar corretamente aquilo que se pretende
construir é preciso obedecer a algumas regras do desenho. Os alunos já tinham
registadas as dimensões, já sabiam a sua localização, os materiais que irão ser
utilizados, já imaginavam a sua forma, faltava só desenhar.
Aprendeu-se a medir, a utilizar
uma escala de redução, a desenhar a planta e os alçados, a assinalar os
materiais a aplicar, registar a legenda e finalmente fazer o rótulo de
identificação do desenho. Conversou-se sobre galinhas, raposas, poleiros,
ninhos, ovos, madeira, cimento, pregos, chapas, portas, redes e paletes e
trabalhou-se a porta para o raciocínio abstrato e a visualização do espaço, de
forma fácil e divertida. Informaram, que no interior iriam ter o poleiro, o
bebedouro e 4 ninhos para as galinhas porem os ovos.
Perceberam que esta forma de
desenhar é necessária em muitas profissões. Referiram-se algumas. Um dos alunos
informou-me que o pai dele é engenheiro, mas que só desenha plantas, não
desenha alçados.😁 Todos os alunos
seguiram as explicações escritas no quadro. depois de espreitarem pela janela
para o espaço onde será o futuro galinheiro, e registaram-nas numa folha tal e
qual como se faz num verdadeiro projeto.
Finalmente perceberam o que é uma
maquete e que nos dias de hoje até se pode fazer tudo isto no computador, mas
sempre cumprindo as regras ensinadas. A Professora ****
confidenciou que os ninhos iriam
ter ovos de várias cores para depois poder avançar para a matemática.
A arquiteta sugeriu que
aproveitassem uma tarde de sol para refazer o desenho da planta no chão do
futuro galinheiro, para perceberem bem a planta.
No final prometeram informar a
arquitecta sobre a evolução da obra e da raposita que anda a rondar a escola.
Boas práticas.
Boas práticos, projetos em escola pública sem altares papa-euros.
5 comentários:
Tu és fantástica!
Não resisto a um convite das salas dos mais pequenos. Enriquece-me. Eles é que são fantásticos, disponiveis para aprender e seguir o seu mestre.
O meu filho ainda hoje fala da importância de uma aula em que foste convidada para falar sobre labirintos, quando criaste um labirinto na escola.
Isso já foi há tanto tempo!!! 2001? sim lembro-me, fui convidada. Ensinei-lhes a sair de um labirinto, acho que mostrei o exemplo de varios labirintos e construimos um colectivo. Beijinho para ele.
Há 4 anos visitamos a Casa da Prelada exactamente por causa da tua aula. És fantástica sim, consegues criar empatias com eles que nunca esquecerão, mesmo em adultos.
Enviar um comentário