A educação na Grécia Antiga.
Por vezes é necessário fazer marcha atrás, até à Grécia antiga, onde
nasceu a organização de muitas áreas do conhecimento e recordar o que pensavam os
pensadores, que viraram sábios, mais conhecidos por filósofos, sobre a educação.
Os filósofos perceberam que a educação seria o fio da civilização. Passar os
valores espirituais e físicos do Homem e todo o conhecimento adquirido para as
novas gerações, seria o processo.
Para Sócrates, a educação tornava o Homem melhor cidadão e, por isso,
mais feliz. Considerava o saber a coisa
mais valiosa que o Homem podia possuir, fazendo dele um mestre dedicado ao
ensino. Platão, discípulo de Sócrates, desenvolveu uma das primeiras teorias
sobre a educação, um sistema educacional que, na sua opinião, asseguraria a
existência de um Estado justo e feliz. Não se pensava em riqueza, pensava-se em
justiça e em felicidade. Esta ligação em cadeia entre educação, saber,
sociedade, felicidade e justiça, é quase um “pentagrama” inspirador que poderia
orientar a civilização.
O filósofo considerava a educação uma questão de interesse do Estado
que deveria controlar e sustentar todo o ensino, para formar a sociedade ideal
que seria mais justa e feliz.
Esta forma de pensar é fabulosa considerando que este senhor viveu 427-347
antes de Cristo. Em 387 a. C., Platão fundou a sua escola filosófica, a
Academia, cujo objectivo principal era realizar investigações científicas e
filosóficas. O filósofo tornou-se então o primeiro dirigente de uma instituição
permanente de pesquisas desse tipo.
Aristóteles vivendo 384-322 a. C., quase contemporâneo dos anteriores, afirmava
que o objectivo da educação seria tornar as pessoas virtuosas e devia ser
adaptada às condições naturais do ser humano, contrariando o endeusamento e
considerando sempre, as limitações da humanidade. Tanto um como o outro ainda
concebiam uma estrutura para porem em prática estas perspectivas sobre
educação. Aristóteles, abriu a sua própria escola, em 335 a. C., designado o
Liceu, um centro de estudos lógicos, físicos, metafísicos, políticos, etc.
Afinal, isto das escolas e da educação não são invenções recentes e fúteis,
que se podem remeter para segundo plano, numa sociedade que se pretende
evoluída, respeitando a sua história e tentando assegurar melhores condições de
vida aos cidadãos. Actualmente consideramos um país “rico”, o país que dá
prioridade à educação, entendendo-a como motor para uma sociedade melhor.
Paideia era o longo processo de formação dos futuros cidadãos gregos,
que funcionava como a aquisição de conhecimentos e treino para determinadas
aptidões. “A ideia de base era que, sem educação, não poderia haver cultura e
sem cultura não era concebível um exercício modelar da cidadania, que incluía
uma participação influente nos órgãos políticos da democracia directa e uma
prestação militar praticamente vitalícia” Este conceito de educação é incrível,
considerando que hoje há sociedades que ainda têm dificuldade em valorizar a
educação, considerando que se gasta muito dinheiro no sistema de ensino.
Pesando na balança, o valor da educação e da ignorância, conclui-se que a
ignorância sai muito mais cara.
Sem educação teremos todos o nosso futuro comprometido. Todos pensamos
que as crianças são o futuro, porém, o futuro são as decisões que tomamos hoje,
sobre elas e sobre o que as orientará, ou seja, a educação.
Publicado em NVR, 25/01/2023
2 comentários:
O contacto com a cultura greco - latina humaniza - nos!!!!!
Verdade, são as nossas referências.
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