08 março, 2024

ESTRELA NOVAIS



 Na minha breve passagem pelo TUP, teatro Universitário do Porto, onde não aqueci lugar, no final da década de 70, porque de facto desagrada-me a ansiedade implícita na representação, conheci Estrela de Novais da Seiva Trupe. Um pouco mais velha do que nós (grupo do TUP), já tinha um grande destaque entre os amantes da arte de representar. Era uma jovem discreta, lindíssima com um sorriso maravilhoso. Possuía uma beleza extraordinária, com luz própria da juventude, e inesquecível. Nessa época eu achava que ela era a mulher mais bela do mundo artístico da cidade do Porto, segura e determinada. Quando subia ao palco, tornava-se poderosa, com uma colocação de voz fabulosa. Sempre a acompanhei pela comunicação social e penso que nunca mais me cruzei com ela, depois da década de 80. Mais tarde apareceu nas novelas, já madura, mas ainda denunciando a sua voz coloquial, que a destacava em cima do palco.

Hoje estou triste com o seu desaparecimento. Adeus Estrela.

Sem comentários: