A família Van Loon
É uma pintura desconhecida da maioria
das pessoas, porque não é famosa, porque não consta nos livros de arte.
Encontrei-a por mero acaso e interessei-me pelo seu significado. Foi pintada no
século XVII por Jan Miense Molenaar - pintor holandês e a sua obra revela
influências de Van Ostade e de Franz Hals, de quem foi discípulo; é autor de
retratos e sobretudo de cenas de género urbano e campestre.
Se a pintura e o autor não são
famosos, o que me atrai nesta obra?
Esta obra está exposta no Museu Van
Loon e representa a família do mesmo nome.
Merece atenção sobre o que representa
e como é representado.
Atentem aos pormenores.
Estão representadas 4 gerações da família
Van Loon, com uma ordem cronológica, no lado direito os mais velhos e à
esquerda os mais novos.
Curiosamente quando o pintor criou
esta obra, os avós, os mais velhos, já tinham falecido. O pintor fez uma espécie
de “montagem”, copiando retratos já existentes deste casal. O avô é
representado pousando a mão sobre uma caveira, ficando assim registada a morte,
localizado à direita.
Esta obra associa os vários membros da família aos 5 sentidos responsáveis pela captação de informações do meio..
Ora, observem, da direita para a
esquerda, a avó está com uns óculos numa mão e a outra mão pousada sobre um
livro, significando a VISÂO.
Seguem-se os pais que tocam
instrumentos musicais, um cravo e um alaude, evocando a AUDIÇÃO.
Depois surgem dois jovens
supostamente namorados, e que não devem nada à beleza, em que o rapaz pega numa
flor e dá a cheirar à outra figura. Aqui temos o sentido do OLFACTO.
No lado esquerdo temos as crianças.
Duas brincam com um gato, e o rapaz com ar maroto, segura o gato pelo rabo que
acabou de arranhar uma das meninas, cuja expressão é de dor na pele agredida –
o TACTO.
E finalmente as outras duas crianças,
comem frutas variadas deliciando-se com o seu sabor – o PALADAR.
Outro pormenor, o ponto de fuga da
perspectiva do pavimento, separa a vida da morte.
Esta obra está exposta no Museu Van
Loon, em Amesterdão e certamente conterá outros pormenores que não consigo
descodificar.
A pintura barroca tinha como característica focar as naturezas mortas, a vida familiar e paisagens pitorescas, em que alguns adicionavam pormenores interpretativos, como os 5 sentidos do ser humano, enriquecendo o tema principal. Na época a representação dos cinco sentidos era muito apreciada, e curiosamente a “visão”, era considerada como o mais importante dos sentidos, aqui, atribuída à avó.
Os sentidos nem sempre têm fácil representação e é curioso observar obras desta época e forma que estes tomavam na composição pictórica.
Anabela Quelhas - art teacher
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