21 novembro, 2018

O marketing hipócrita


O marketing hipócrita


            Sinto-me ridícula quando saio do supermercado. As compras não são muitas, mas a tira de papel imprimido na caixa registadora, que resulta do meu pagamento, mede quase 50 cm, dividida em 3 ou 4 partes, de talões e talõezinhos de descontos disto e daquilo. Deveria sentir-me orgulhosa ou quiçá agradecida?
            Há o desconto da gasolina, o desconto da cafetaria, o desconto da tenda exterior, o desconto da lixívia e de todos os produtos de limpeza excepto os de promoção. Há descontos do dia e os descontos com prazo de validade para renovar outros descontos…
            Há uma máquina na entrada do supermercado que só imprime as senhas dos descontos a que cada um tem direito, caso me tenha esquecido dos talões em casa, e ainda há os descontos registados no telemóvel, caso me tenha dado um ataque de fúria e tenha atirado as senhas amassadas a cabeça da senhora da charcutaria. Aqui nada falha, as desmemórias não existem, que a entidade comercial está sempre atenta.  
            Essa máquina imprime senhas todas seguidinhas, coladas umas às outras, parecendo umas bandeirolas de enfeitar as árvores de Natal e eu entro no supermercado já a meio atrapalhada a ter que puxar dos óculos para selecionar 1 desconto entre as 20 senhas que saíram da máquina e que irei utilizar. Sofro do azar em que a maioria dos produtos que compro, nunca está em promoção. Como não as irei utilizar poderia oferecê-las a outro consumidor praticando a boa acção do dia, tal como faço aos tickets do estacionamento, mas não dá, elas são intransmissíveis. Dá-me a sensação que é como no euro milhões, se acerto só eu posso levantar a massa. Aí está uma sensação de segurança dada ao consumidor. Pena que nunca tenha ganho o euro milhões, aqui também nunca gastei os 20 descontos das senhas.
            O que é ridículo é nós consumidores, acreditarmos que nos estão a dar alguma coisa por simpatia, gentileza ou por sermos bons clientes. Puro engano, nós pagamos todos os descontos e todas as promoções, mas mesmo tendo consciência disso, o grande estratega comercial/marketing inventou e urdiu uma teia em volta do consumidor, muito eficaz, convertendo-o no seu cúmplice - as compras do supermercado proporcionam desconto na bomba da gasolina e o abastecimento da gasolina proporciona desconto nas compras do supermercado, para além das 20 senhas de desconto imprimidas na máquina da entrada: uma verdadeira pescadinha de rabo na boca, num círculo sem princípio e sem fim. O estratega acabou por inventar as dependências de consumo e de fidelidade, muito eficazes.
            No meu caso, não entrar no círculo das compras e da gasolina, significa que perco cerca de 7 euros por semana, 28 euros por mês, 346 euros por ano e é esta engenharia de marketing hipócrita que me agarrou. Sinto-me vulnerável, mas com vontade de rasgar todas as senhas aos pedacinhos e atirá-los ao ar na entrada do supermercado e subir para o tapete das caixas e gritar bem alto: Marketing hipócrita! Fazer o quê? Complica-me com os nervos esta bipolaridade, esta correria entre a bomba da gasolina e o supermercado. Que cansaço!
            Já juntei senhas para peluches, tabuleiros pirex, copos, tupperware e outros produtos que não preciso. Quando haverá senhas para fruta, carne, arroz, massa?...
AQ
Publicado em NVR

Sem comentários: