Dos catafalcos erigidos em Portugal e nas suas colónias,
restaram alguns projectos, entre os quais um, merece atenção pelo remate de
coroa real fechada sobre volutas, trata-se daquele, desenhado pelo sobrinho de
Santos Pacheco para a Sé da cidade de São Paulo de Luanda em 1751. Este
carpinteiro de nome ainda desconhecido, foi degredado para Angola durante o
governo de D. Antônio Soares Portugal, Conde do Lavradio, que dirigiu as
exéquias em honra de D. João V (pela sua morte).
No catafalco da Sé de Luanda uma pequena coroa real fechada
sobre seis volutas rematam, juntamente com dois anjos sobre os ressaltos
fronteiros do entablamento, o baldaquino, que têm como elementos de
sustentação, oito colunas coríntias de fustes lisos com o terço inferior
destacado com estrias helicoidais, sendo o seu limite cingido por pontas de
folhas.
No centro do entablamento fica a segunda coroa real fechada
de onde pendem cortinas delgadas, sustentada por anjos esvoaçantes, ficando a
terceira coroa real sobre almofada por cima da Essa. O carácter desta solução
são as volutas que evoluem em curvas e contracurvas, em três secções, além das
oito colunas.
Fig.2
A configuração do catafalco de Luanda deve muito ao desenho
de altar elaborado por G. M. Oppenord (Paris1672-1742) e publicado no seu livro
“D’Autels et Tombeaux” (Fig. 3).
Figura 1 - Catafalco das pompas fúnebres de D. João V,
erguido na Sé da cidade De São Paulo de Luanda, projeto do sobrinho de Santos
Pacheco. Arquivo Histórico Ultramarino - Lisboa
Figura 2 - Planta baixa do catafalco da Sé de Luanda -
Arquivo Histórico Ultramarino - Lisboa
Figura 3 - Proposta para altar doméstico, gravura nº 5, do
Livro de altares e túmulos de G. M. Oppenord. Faculdade de Belas Artes da UP –
Portugal.
A GÊNESE FORMAL E SIMBÓLICA DO RETÁBULO DE N. SR. DO BONFIM
DA BAHIA E SEUS DERIVADOS, Luiz Alberto Ribeiro Freire, revista OHUM (revista
do programa de pós graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal da Bahia).
Catafalco ou Essa, estrado erguido numa igreja para nele se
colocar o caixão de um defunto, enquanto se procede às cerimónias fúnebres.
Baldaquino, remate arquitectónico ou escultórico que
resguarda um portal, um altar, ou escultura importante.
A. Quelhas
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