17 junho, 2022

Verão transmontano


 Quando o calor te impede de dormir durante a noite, numa casa que costuma ser fresca no Verão, fazes o quê mesmo? Levantas-te, abres as janelas, entram os mosquitos, fechas as janelas e ligas a ventoinha, e não consegues dormir com o barulho da ventoinha e começas a protestar contra ti porque não instalaste ar condicionado. Decides dormir na varanda até que sentes que andam por ali andorinhas, que afinal se penduram de cabeça para baixo. , oh lá, lá. Depois sobes à cobertura apontas a mangueira ao telhado e esta jorra água morna… começas a duvidar e achas que os tubos da caldeira se baralharam ou a Lua virou estrela. Apelas para uma velha geringonça que um "inteligente" adquiriu como inovação tecnológica dos anos 90, com depósito de água estagnada, e adormeces ligeiramente para teres pesadelos há muito esquecidos.

Sentes um peso na cabeça, como se transportasses uma bacia cheia de abacaxis. Tomas um banho de água fria que corre tépida, olhas-te ao espelho, parece que estás numa sauna, porque continuas a transpirar, e perguntas:

- Quem é aquela de pálpebras inchadas e caídas sobre os olhos, como se estas pesassem toneladas?

Engoles em seco e a tua boca sabe a papel de música.

Sentes um delicado trovejar e pensas:

- Pronto, é desta, baita trovoada vai cair e tudo ficará fresco!!!

Já te preparas para ir para o quintal para tomares o duche da natureza, só que já estás à espera desta maldita trovoada há uma semana e ela, discreta anda a seduzir meio mundo e NADA!

Bem, isto quer apenas dizer que estás a viver o verão transmontano, o pico do clima continental da Meseta Ibérica, que transforma tudo num inferno com diabo de bafo quente.

Quero uma água fresca com gás, gelo e uma rodela de limão! Sonho com o chamado “pneu”. Quero mergulhar num desses pneus. Uma piscina de água com gás, fresca, gelo e limão.  

Sem comentários: