30 junho, 2021

CABELOS BRANCOS

 

Cabelos brancos

              Não me apetece escrever sobre futebol, coca-cola que vale milhões, estupidezes do Medina e do seu adversário, proteção de dados, acidente do outro, que atropelou um individuo na A6 (por onde passa é só desgraças, vá de retro!), travão do desconfinamento, serviços públicos fora de Lisboa e Porto, que mesmo estando protegidos por acrílicos, só atendem por marcação através de um telefone que ninguém atende...

              Tenho encontrado mulheres que optaram por não pintar mais o cabelo, apresentando-se de melana branca, espantando os poucos vestígios de juventude que ainda sobreviviam no seu rosto.

              De cabelos brancos e máscara, eu passo por elas e nem as reconheço.

              Já todos nós estávamos preparados para aceitar aquelas mulheres que conforme envelhecem vão ficando loiras, para disfarçar a risca branca das raízes em crescimento. Mal digerido, mas pronto.

Dizem que há 7 motivos para deixar de pintar o cabelo:

1 –Cortar custos;

2 – Diminuir a preocupação da boa apresentação;

3 – Ajudar o seu cabelo a crescer;

4 – Os cabelos ficam mais bonitos e saudáveis;

5 – Mudar o visual;

6 – Favorecer o que é natural;

7 – Dedicar o seu tempo a outras coisas;

              Consulto a web e isto parece ser descrito como um acto de coragem que dignifica a mulher que aproveitou este ano e meio de pandemia e assumiu os seus cabelos brancos. Incrível!! Acto de coragem?!...

              Hummm dizem que o cinza, os cabelos grisalhos, são símbolos de maturidade e personalidade.

(Velhice mudou de nome, agora diz-me maturidade que é algo mais sofisticado e ilusório.)

              Junto desta conversa demagógica publicam as fotos de algumas figuras públicas ou artistas, bem penteadas e maquilhadas, com muito botox e muita hora gasta na maquilhagem (primário, sub-capa, pintura e acabamento) que foram sempre bonitas e serão sempre bonitas, independentemente da cor do cabelo.

              Estes sete motivos merecem o contraditório.

1 – Poupas na tinta e gastas no ácido hialurónico e no esticanço das rugas com linhas invisíveis. 

2- O foco da tua atenção abandona as raízes e passa para as olheiras que ficam maiores com os cabelos alvos. Algumas transportam olheiras tão grandes que parecem olharapos.

3 – Ajuda o cabelo a crescer... para quê se passas a vida a cortar as pontas?

4 – Sim os cabelos ficarão brancos, bonitos e saudáveis...tenho dúvidas, agora todos te olham com rosto de vóvó. Antes, a tua idade ao longe era indefinida, agora, ao longe, todos identificar-te-ão como mulher idosa, para não dizer velha.

5 - Sim mudas, o visual, mas para pior. Deixaste de ser balzaquiana e passaste para a bancada da geriatria;

6 – Nem tudo o que é natural é bom. Quem gosta de ter a mama caída, ou da pelagem da sovaqueira? natural? É, mas não é bom;

7 – Abandonaste o cabeleireiro e ficarás em casa a ver o Preço Certo;

              Pesando as vantagens e os inconvenientes, vou mazé ao cabeleireiro, tingir o cabelo como sempre o fiz.

              O Richard Gere é uma coisa, sempre foi novo, em velho, a Ministra da Cultura é outra coisa bem diferente, parece velha, sendo nova. Gere há só um, aquele e mais nenhum. A ministra está sempre com aspecto de desleixada com cabelo tipo espanador do pó.

              Se o teu marido elogiar o teu novo visual de cabeleira branca, desconfia, será melhor assumires o teu lado de detective para veres o que anda por ali, certamente encontra-se clandestinamente com outra mulher bem mais nova e de cabelo pintado, cheio de madeixas. 

              A teoria dos “negacionistas” da pelagem, não me atingem. Depois vêm aquelas que afirmam que no início é um choque, mas depois habituam-se... desenganem-se, não é como a coca-cola, que primeiro estranha-se, depois entranha-se naaaaa, é como usar fralda, ou aparelho para a apneia do sono. Primeiro olhas para o espelho e não te reconheces, verificas alarmada que os anos passaram e o teu cabelo parece polvilhado por farinha, depois, não te habituas, apenas te conformas, desistes um pouco de viver e convertes-te numa Cruella.

              Ainda estou para saber porque raio os dados dos outros foram parar à Rússia e, porque o povão fica todo feliz com um empate no futebol.

Publicado em NVR em 30/06/2021

1 comentário:

Ana André disse...

Um texto excelente! Concordo plenamente com tudo!