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Mas aqui, em Lisboa, na exposição “Diálogo de vanguardas”, o que resultou diferente e bem, para valer uma nota tão positiva?
- 260 obras todas reunidas no mesmo espaço.
- O percurso bem estruturado, permitindo uma leitura fácil, através da analogia directa com os 36 pintores “convidados”, que se tangenciaram na procura experimental pictórica, como Picasso, Brancusi, Malevitch e Modigliani.
- O óptimo estado de conservação das telas. Os óleos brilhavam, sentiam-se frescos, estimados, de restauração recente, com as texturas visíveis sem se confundirem com fissuras de telas envelhecidas. Tudo parecia feito no mês anterior. Bom trabalho - a inconfundível chancela da Gulbenkian!
- A obra há muito procurada e finalmente encontrada nos Estados Unidos “Avant la corrida”ou “The bullfight”, finalmente exposta! Uma obra belíssima em tons de verde, foi sem dúvida o pólo de atracção da curiosidade dos tugas.
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- Reunidas obras que já correram o mundo, tanto no tempo presente com há 90 anos atrás - Amadeo expôs no Armory Show (1913), em Nova Iorque, na primeira exposição de arte moderna nos Estados Unidos.
- A explicação cativante e profunda de pelo menos uma das guias que a Fundação disponibilizou, não só conhecedora da obra do pintor português, das suas raízes amarantinas e ligações à vida de Manhufe, mas também do modernismo, do cubismo, do abstraccionismo, do enquadramento histórico e dos percursos paralelos realizados por outros pintores visionários. O homem que pintava para o futuro, foi explicado num discurso claro, esclarecedor, acessível, recheado de pormenores curiosos, que fizeram a diferença, no olhar curioso e interessado dos visitantes.
Efectivamente uma exposição que mereceu a atenção de todos!... e desiludamo-nos, os tugas estão mesmo a acordar! Velhos do Restelo, não apelem à contramão, que os tugas quiseram aparecer na tv, que
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Que pena, esta não ser uma exposição permanente, pois deu-me vontade de voltar mais vezes, pois em cada visita, descobriria certamente mais e mais deste artista, a que Fernando Pessoa se referiu deste modo:
"Amadeu é o mais célebre pintor avançado português"
3 comentários:
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É brilhante a tua cultura e a tua permanente busca de actualização num campo que deveria interessar-me também. Sim! Talvez seja um Tuga preguiçoso e com pavor de descobrir algo que me perturbe os sentidos por não ter conhecimento da interpretação e da argumentação da surpreendente lógica que estes autores/pintores concebem com encanto nas suas telas tão deslumbrantes e talentosas.
A minha cabeça que me comanda já ouviu falar por alto, do modernismo, do cubismo, do abstraccionismo, do seu enquadramento histórico e dos percursos encetados pelos seus pintores célebres. Competir contigo, sou sincero, ultrapassas-me em muito num trajecto que te torna sabedora e que não pode nem por sombras comparar-se ao meu ! Com receio de me repetir, recebo com atenção e fervor tudo o que me enriquece e me torna apreciador de te ouvir ler, escrever, desenhar e pintar. Descreves com discernimento e imensa lucidez e eu vou captando com interesse e a necessidade evidente e imperiosa de te formular um elogio merecedor. Nisso, podes acreditar! Plenamente! A receptividade da informação agarro-a como posso, sei e consigo. Mais não posso!
Um Abraço pela lição, pelo teu talento e pelo teu indiscutível amor à Arte.
E, acima de tudo, pela tua amizade sincera!
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