31 dezembro, 2008
30 dezembro, 2008
MITAKA LOFT
MITAKA lofts
Dizem eles que:
"Estes edificios marcam uma nova página na história da condição humana construindo uma nova abordagem do espaço onde as pessoas vivem.
Eles permitem aos seus moradores que tomem consciência de todas as acções que realizam promovendo o autoconhecimento
Estes volumes arquitetônicos concebidos estrategicamente põem os seres humanos na pista de si mesmos, disponibilizando um conjunto de instruções de utilização.
O corpo do morador é colocado a prova a todo segundo com a finalidade de activar os sentidos e pensar nas condições físicas da vida; a arquitetura torna-se então ferramenta para aprender a não morrer. Os projectos são de pequenos edifícios, em média com 8 apartamentos, todos com a mesma estrutura interna: a cozinha ao centro com os dormitórios ao seu redor em níveis diferentes, paredes curvas e coloridas, caixilhos inclinados, pé direito muito baixo em alguns compartimentos e interruptores praticamente inacessíveis."
Autores:
Madeline Gins e Shusaku Arakama
Comentário: Que é insólito, é! Parece um puzzle que nunca foi possivel construir de forma organizada. Os jovens, como moradores, divertir-se-ão, os idosos abreviarão o seu final.
Que os autores arquitectos se divertiram a valer, não tenho dúvidas.
29 dezembro, 2008
24 dezembro, 2008
21 dezembro, 2008
19 dezembro, 2008
GOTAN PROJECT
18 dezembro, 2008
17 dezembro, 2008
SAPATADA
Apeteceu-se escrever também sobre o novo desporto nascido assim do pé para a mão.
Assim mesmo do pé para a mão, e depois o arremesso até um alvo que mereceria ser acertado por uma sapataria inteira, formada por um arsenal diversificado, desde a pantufa até a bota de biqueira de aço.
Divirtam-se
Próximos episódios, BREVEMENTE numa feira popular perto de si!:)
16 dezembro, 2008
14 dezembro, 2008
BEIJO DE PULGA
Kukuxumusu (que em basco quer dizer "beijo de pulga") é uma empresa dedicada a realizar camisetas, postais e outros souvenirs com desenhos divertidos, especialmente relacionados com os Sanfermines.
A idéia surgiu em Pamplona, nos Sanfermines de 1989, quando três amigos (Gonzalo, Koldo e Mikel) decidiram estampar camisetas com desenhos alusivos ao encerro e começaram a vendê-las. As camisetas agradaram muito, e depois de vendê-las também nas cidades de arredor, decidiram criar a empresa Kukuxumusu e seguir retratando cenas típicas de toda Espanha, em especial da festa pamplonica.
Dado que Mikel era o único desenhista e o volume de petições aumentava, adicionaram-se à planilha Asisko, irmão do anterior, e Txema. Os desenhos de Kukuxumusu começaram a ser reconhecidos e encarregados para cartazes de festas, camisetas de promoções universitárias, acções culturais e sociais, etc. Isso é muito divertido neh! Em 1996 abriram sua primeira Loja Oficial Kukuxumusu, com artigos unicamente da própria marca, ainda que para 2005 seus produtos vendem-se em mais de 1.000 pontos de venda em toda Europa. Em 1997 abriram a loja on-line, para que seus produtos pudessem ser adquiridos desde qualquer lugar do mundo.
Aparte de sua forte identificação com os sanfermines, bem como com outras festas e tradições espanholas, o sucesso de Kukuxumusu pode ser devido a dois motivos:
A simplicidade dos seus desenhos, divertidos e facilmente reconhecíveis.
O humor das situações, com palcos curiosos (como, por exemplo, os touros perseguindo aos moços no mar, montados em pranchas de surf) e com frequentes “mudanças de papéis” (encerros com ovelhas em lugar de corredores, ou nos que são os moços os que perseguem às reses).
CONTINUO FÃ
10 dezembro, 2008
09 dezembro, 2008
Pedras parideiras
Junto à aldeia da Castanheira (freguesia de Albergaria da Serra- 146 habitantes), no limite sul do concelho, ocorre aquele que é, o mais conhecido fenómeno geológico da Arouca, as pedras parideiras. Trata-se de um pequeno (1000 x 600 m) afloramento de granito com abundantes nódulos discóides e biconvexos de biotite, que se libertam da rocha-mãe por termoclastia, acumulando-se no solo. Os nódulos, de 1 a 12 cm de diâmetro, tem a mesma composição mineralógica do granito, pois embora constituídos exteriormente apenas por biotite, possuem um núcleo de quartzo e feldspato potássico.
08 dezembro, 2008
Discalculia
Miranda Correia, catedrático da Universidade do Minho, não tem dúvidas sobre as consequências desta situação: “A discalculia é um problema vitalício, cuja origem neurológica, aliada à falta de compreensão do problema por parte de quem de direito, pode dificultar em muito o sucesso do aluno.” Ou seja, estas crianças “devem ter acesso a serviços de educação especial, sob pena de virem a experimentar grande insucesso escolar.” E quanto mais precoce for a intervenção, maior a probabilidade desta ter resultados.
Independente do nível mental, dos métodos pedagógicos, e dos distúrbios emocionais foram observados em algumas crianças a dificuldade de integrar os símbolos numéricos, na sua correspondência com as quantidades reais de objectos.
07 dezembro, 2008
06 dezembro, 2008
04 dezembro, 2008
90%
JOSHUA BELL
O tipo desce na estação de metro de NY vestindo jeans, t-shirt e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora rush matinal.
Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos transeuntes, ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.
Alguns dias antes Bell tinha tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a 'bagatela' de 1000 dólares.
A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar rápido, copo de café na mão, telemóvel ao ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.
Conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.
Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefacto de luxo sem etiqueta de glamour.
Somente uma mulher reconheceu a música...
03 dezembro, 2008
GREVE adesão
Porto – 96,86
Braga – 91,10;
Famalicão – 93,40
Monção – 94,95
Viana – 92
S. João da Madeira – 95,10
Póvoa de Varzim – 94,77
Mirandela – 96,10
Vila Real – 97%
VILA REAL DE 95 A 100% DE ADESÃO
02 dezembro, 2008
GREVE 3 DE DEZEMBRO
a)Coordenação de Departamento não remunerada;
b)Aulas de apoio não remuneradas;
c)Aulas de substituição não remuneradas;
d)Direcção de Instalações não remunerada;
e)Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas.
f)Visitas de estudo não remuneradas.
g)Reuniões fora de horas não remuneradas.
h)Reuniões à noite, fora de horas.
i)Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho,
em vez de estar em casa a preparar as aulas.
j)Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas
cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas;
apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo.
k)Que a Sra. Ministra obrigue a trabalhar mais horas e o
agradecimento passe apenas por um obrigado cínico no Parlamento.
l)Que um colega de outra disciplina assista às nossas aulas.
m)Que as notas dos alunos que não querem estudar te impeçam
de progredir na carreira.
n)Com o congelamento dos vencimentos e progressão na carreira.
o)Que a maternidade, morte de um familiar próximo te impeça de
progredir na carreira.
p)Com o Estatuto do Aluno.
q)Com a diminuição da autoridade dos PROFESSORES.
r)Com os insultos e agressões por parte de alguns alunos e
respectivos Encarregados de Educação.
s)Com a destruição da Escola Pública.
t)Com a divisão da carreira em duas: titular e não titular colocando
Professores contra Professores.
u)Com as cotas na progressão.
v)Com os critérios que levaram à escolha dos professores titulares.
w)Com o péssimo ambiente de trabalho que se está a instalar
nas Escolas.
x)Com o fim dos destacamentos. y
)Com os concursos por três anos.
z)Com o trabalho excessivo.
aa)Com a permanência na Escola de 40 horas.
bb)Que os Professores se substituam aos Pais e que os Pais
só sirvam para procriar.
cc)Que Professores tenham 10 Turmas, mais de 250 alunos e
1500 testes para corrigir por ano, para não falar dos trabalhos.